Tuesday, November 06, 2018

Editor de Vanguardas em exposição no Porto

Está patente no Porto, na Biblioteca Pública Municipal, a exposição "Editor de Vanguardas: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite". Além da bibliografia da editora e de exemplos dos ecos que ela teve na imprensa (em particular no Diário de Lisboa), inclui um grupo de edições de "contexto", livros que, sobretudo no arranque do projeto, estariam no radar do editor como modelos ou referências (exemplos das edições da Contraponto de Luiz Pacheco, da Minotauro ou da Ulisseia na fase em que Vitor Silva Tavares a dirigiu).
A exposição inclui ainda uma das aguadas de Cruzeiro Seixas para a "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica" (1965) e um dos brilhantes desenhos do esquecido Henrique Manuel para a "Nova Recolha de Provérbios Portugueses e Outros Lugares-Comuns" (1974), bem como uma peça rara ligada a um dos mais bem-sucedidos projetos da Afrodite, a coleção de livros para crianças "Cabra Cega".
"Editor de Vanguardas: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite" fica aberta ao público na BPMP (ao Jardim de São Lázaro) até 31 de janeiro, com entrada livre, de segunda-feira a sábado das 10 às 18 horas.

Mais informação em porto.pt