Thursday, January 10, 2008

Olhar de Editor, de Serafim Ferreira



Olhar de Editor - Serafim Ferreira
Editora: Escritor
Outubro de 1993

Na contracapa

Este livro é um memorial por alguns dos editores que, dados à sua paixão pela Literatura, nela empenharam, na discrição assumida, os seus bens, a saúde e, quantas vezes, a incompreensão de muitos.
Eles foram (e são) os que deram o ser a tantos escritores, que não fossem estes homens e não teriam visto a suas obras aparecer à luz da ribalta em que brilharam.
Assim, nas páginas sinceras e comovidas desta narrativa, Serafim Ferreira – o escritor de Litoral do Espanto e de Crónica de Damião, o crítico, o tradutor e ele próprio o antigo editor de livros fundamentais – invoca os nomes de Luiz de Montalvor, Delfim Guimarães, Augusto dos Santos Abranches, António Pedro, Figueiredo Magalhães, Agostinho Fernandes, Eduardo salgueiro, Manuel Rodrigues de Oliveira, Américo Fraga Lamares, José Saramago, Leão Penedo, Rogério de Freitas, Viriato Camilo, Luiz Pacheco e Fernando Ribeiro de Mello, a quem valorosamente cabe o título de Editor.

Nota: os próximos dois posts desta página serão preenchidos com os textos que Serafim Ferreira incluiu em Olhar de Editor, dedicados a Fernando Ribeiro de Mello e Luiz Pacheco.