Monday, August 19, 2013

Vivendo em casa de Fernando Ribeiro de Mello


 
No site triplov.com encontramos um texto de Nuno Rebocho sobre os tempos em que conviveu com Fernando Ribeiro de Mello. Nuno Rebocho escreve sobre a amizade com o editor da Afrodite, dos tempos em que viveu em casa deste, das colaborações que fez para a Afrodite (assunto sobre o qual aqui deixamos um excerto do texto), e sobre as divergências com o editor:
“Portanto, foi um alívio, e uma promoção, ir para casa do Ribeiro de Mello. Comecei a abraçar projectos seus, pelos quais me batia com unhas e dentes. E foi por proposta minha que nos abalançámos a criar a sua editora, Afrodite, cujo primeiro livro, o “Kama Sutra”, editámos: a tradução do original, sem nenhum cuidado, foi feita a quatro, pelo Fernando, por mim e por dois amigos meus, que tinham sido meus colegas no Liceu Camões, entre eles o Vítor Ribeiro. Acampávamos na tal casa do Fernando e, colaborando cada qual com o seu naco, e para mais não havendo qualquer preocupação em elaborar obra asseada, a coisa fez-se rapidamente. Mal concluído o “Kama Sutra” (suponho que o primeiro que se publicou em Portugal e logo sob a ditadura de Salazar, o que seria no mínimo subversivo), logo nasceu a ideia de lançarmos um livro do Marquês de Sade e outro do Masoch.”
Ficam apenas as correções de que o Ribeiro de Mello não morreu de acidente de viação, ainda que tenha tido um grave em 1970, e que a mulher dele se chamava Antonina e não Antonieta.

Nuno Rebocho - Nascido em 1945, em Queluz (Portugal), viveu em Moçambique desde os três meses de idade até 1962. Jornalista, poeta e andarilho – bastou-lhe ter estado preso por cinco anos na Cadeia do Forte de Peniche (por cinco anos, motivos políticos), para recusar ser animal sedentário. Viveu a imprensa regional (Notícias da Amadora, Jornal de Sintra, Aponte, A Nossa Terra, Jornal da Costa do Sol, Comércio do Funchal, entre outros), foi redactor da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, das revistas O Tempo e O Modo e Vida Mundial, em diferentes diários e semanários, e é chefe de redacção da Antena 2 da RDP.