A Técnica do Golpe Literário
Está já à venda (aqui), A Técnica do Golpe Literário, de Pedro Piedade Marques. O texto agora publicado é um excerto do projecto "in progress" Fernando Ribeiro de Mello: Editor Contra, uma monografia sobre o editor da Afrodite, na qual trabalha Pedro Marques, que antes já havia publicado A Última Sessão, sobre Os Textos Malditos, de Luiz Pacheco.
A Técnica do Golpe Literário também pode ser adquirido nas livrarias Letra Livre e Pó dos Livros, ou na Feira do Livro de Lisboa, nos stands da Letra Livre ou Frenesi.
Nesta edição conta-se a história de uma animada noite na Sociedade Nacional de Belas Artes:
“Na noite de 8 de Junho de 1964, Fernando Ribeiro de Mello (1941-1992) deu-se a conhecer ao mundo literário de Lisboa. O que se passou então no Salão da SNBA ficou conhecido como "o Teste": uma série de poemas, declamados por ele e pela actriz Isabel de Castro, seriam "julgados" pelos aplausos do público, sendo esses aplausos rigorosamente cronometrados. As consequências imediatas desta "soirée" (em particular uma assanhada polémica com Francisco Sousa Tavares, o marido de Sophia de Mello Breyner) projectaram o jovem portuense para a "lenda" na capital, uma projecção e uma lenda que alimentaram o projecto editorial que ele dirigiria a partir do ano seguinte: a Afrodite.
Aludido, referido vagamente mas nunca antes descrito nos seus detalhes, o escândalo do "Teste" (a que a revista Seara Nova chamou um "golpe literário") tem aqui, pela primeira vez, a sua rocambolesca e "escandalosa" história contada.” Pedro Marques
<< Home