Thursday, January 10, 2008

Marx Contra Marx, de Marc Paillet

(edição de Maio de 1977)



Tradução de Rafael Gomes Filipe
Capa de A. Dias
Colecção Doutrina / Intervenção
Edição e arranjo gráfico de Fernando Ribeiro de Mello / Edições Afrodite

Na contracapa


As convulsões a que assistimos neste fim de século serão o anúncio de uma nova era?
No Mundo Ocidental, a vitalidade do «neocapitalismo» parece acarretar novas contradições; e os tecnocratas ascendem às grandes empresas e à gestão do Estado. No bloco «comunista», desvios e violências acompanham o desenvolvimento espectacular; o estalinismo reacende-se, o maoismo avança, cresce a omnipotência dos burocratas. Por toda a parte ganham espantosa amplitude os conflitos civis, raciais e religiosos, facto assaz revelador da fundamental crise e civilização que se traduz no confronto de dois Impérios.
Marc Paillet, que utiliza a metodologia marxista, chega a conclusões opostas às previsões clássicas do marxismo quanto a um futuro socialista e proletário. Para Marc Paillet o mundo já nos apresenta uma sociedade original dominada por uma nova classe: a tecnoburocracia.
Nesta sociedade, que possui uma organização, estruturas e contradições específicas – como Marc Paillet nos demonstra -, ainda haverá alguma esperança no socialismo? Se tal esperança existe, a sua realização exige bases doutrinárias diferentes e uma estratégia de classes inteiramente nova.