Monday, May 12, 2008

O Socialismo: Fenómeno Mundial, de Igor Chafarevitch

(edição de Outubro de 1977)



Tradução de José Martins Garcia
Capa de Nuno Amorim
Colecção Doutrina / Intervenção
Edição e arranjo gráfico de Fernando Ribeiro de Mello / Edições Afrodite

Na contracapa


O socialismo não é apenas o depositário de velhíssimos sonhos de emancipação. É também a promiscuidade totalitária revestida de utopia.
O socialismo não é apenas o delírio igualitário, transportando no ventre o feto da opressão. É também uma «técnica» para a conquista do poder. E a humanidade estará a ser arrastada para o suicídio?...
IGOR CHAFAREVITCH apresenta-nos a mais espantosa visão do fenómeno socialista, acerca do qual SOLJENITSINE afirmou: «esta obra, que se serve duma abundante literatura já conhecida pelos especialistas, consegue examinar segundo uma óptica nova e penetrante o percurso milenar do socialismo mundial, e surge, como a lógica exige, num país, que está a viver a mais longa e cruel experiência socialista dos Novos Tempos.»
Referindo-se ao interesse dispensado pelo eminente matemático I. R. Chafarevitch aos problemas ideológicos, Soljenitsine acentuou que «os representantes das ciências exactas substituem doravante, no mundo comunista, os seus irmãos dizimados».
Com efeito, a desmontagem do fenómeno socialista foi aqui empreendida com um rigor científico que, não desdenhando as últimas conquistas da psicanálise, abre as portas às mais profundas interrogações sobre o Homem e a Sociedade.