Wednesday, February 07, 2007

José Martins Garcia


José Martins Garcia foi um dos mais assíduos colaboradores de Fernando Ribeiro de Mello nas Edições Afrodite. Desde início da actividade editorial nos anos 60, até aos anos 70, construiu uma obra nas Edições Afrodite, onde publicou os seguintes livros: Alecrim, Alecrim aos Molhos… (1974), Lugar de Massacre (1975), A Fome (1977) e Revolucionários e Querubins (1977). Foi responsável pelo prefácio da Antologia de Poesia Latina Erótica e Satírica e escreveu comentários a diversas edições, entre as quais, ao Mein Kampf, de Adolf Hitler. Traduziu Rol de Cornudos, de Camilo José Cela e O Socialismo: Fenómeno Mundial de M. Igor Chafarevitch. Fez ainda a selecção e prefácio da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica dos Séc. XVIII e XIX e a revisão literária a Eu Pertenci ao K.G.B, de Aleksei Myagkov.

Nasceu na Criação Velha, Ilha do Pico, a 17 de Fevereiro de 1941, tendo feito uma parte dos seus estudos liceais na cidade da Horta. Em Lisboa, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras, onde viria a leccionar entre 1971 e 1977. Chamado a cumprir serviço militar em 1965, foi mobilizado para a Guiné-Bissau, aí permanecendo de 1966 a 1968, experiência que se projecta literariamente em Lugar de Massacre (1975), um dos primeiros romances portugueses a abordar a guerra colonial, numa perspectiva paranóica e demencial; essa experiência acabaria por pontuar, sob variadas formas e em diferentes circunstâncias, a sua obra literária.
Entre 1969 e 1971 foi leitor de Português na Universidade Católica de Paris, e em 1979 rumaria aos Estados Unidos como professor convidado da Brown University (Providence), aí permanecendo até 1984; o rasto desse tempo americano é detectável em Imitação da Morte (1982) e no belíssimo e devastador livro de poemas Temporal (1986).
De seguida, ingressou na Universidade dos Açores, em cujos planos de estudo das licenciaturas introduziu a cadeira de Literatura e Cultura Açorianas e onde se doutorou com uma tese sobre Fernando Pessoa; nesta Universidade terminou a sua carreira académica como Professor Catedrático, tendo ainda ocupado o cargo de Vice-Reitor e dirigido a revista Arquipélago, do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas. Faleceu em Ponta Delgada a 4 de Novembro de 2002.

Biografia daqui, onde está mais completa.