Saturday, March 03, 2007

O processo da edição da Filosofia na Alcova: arguidos, advogados, sentenças e testemunhas


1.º arguido
Fernando Ribeiro de Mello
, Editor
Advogado: Manuel João da Palma Carlos
Sentença: Oito meses de prisão substituídos por uma multa de 50$00 por dia, em igual tempo de multa à mesma taxa e a um imposto de justiça de 2000$00.
Testemunhas: David Mourão-Ferreira, José Augusto França, João Palma Ferreira, José Blanc de Portugal, Tomáz Ribas, Victor Silva Tavares, Virgílio Martinho, Liberto Cruz, Rui Mário Gonçalves, Alexandre O´Neill.

2.º arguido
António Manuel Calado Trindade, Tradutor
Advogado: Jorge Sampaio.
Sentença: Seis meses de prisão substituídos por uma multa de 15$00 por dia, em igual tempo de multa à mesma taxa e a um imposto de justiça de 800$00.
Testemunhas: António Manuel Jacob Fragoso, Sérgio Neves Pereira da Silva, Alberto Sampaio de Melo e Carvalho.

3.º Arguido
Herberto Helder
, «cúmplice»
Advogado: Luís Francisco Rebelo
Sentença: Três meses de prisão substituídos por uma multa de 25$00 por dia, em igual a tempo de multa à mesma taxa e a um imposto de justiça de 1000$00.
Testemunhas: Marcelino Vespeira, Alexandre Babo, Luis de Sttau Monteiro, Rolando Augusto de Sá Nogueira, Maria de Fátima Ferreira Lemos.

4.º arguido
Luiz Pacheco,
escreveu um prefácio
Advogado: Fernando da Rocha Calisto.
Sentença: Seis meses de prisão substituídos por uma multa de 20$00 por dia, em igual tempo de multa à mesma taxa e a um imposto de justiça de 900$00; pela honra do Dr. Arnelo Manso gozado na pronúncia, acusado de «cegueta» quando se travara de devassidão comercializada «mai-la sua moralidadezinha», 10 000$00.
Testemunhas: Virgílio Martinho, Jaime Salazar Sampaio, Vitorino Nemésio, Jorge Listopad, Virgílio Ferreira, Ruy Jayme Corrêa de Mello

5.º arguido
João Rodrigues
, Ilustrador (faleceu antes da audiência)
Advogado: João Lopes Alves
Testemunhas: João da Câmara Leme, Rolando Augusto de Sá Nogueira, Leopoldo Neves de Almeida, Maurício de Vasconcellos, Rogério Paulo, Gérard Castello-Lopes, António Alçada Baptista, Ricarte-Dácio de Sousa Oliveira, António José Veloso, Cristiano de Freitas.

David Mourão-Ferreira escreveu um prefácio, mas não chegou a ser constituído arguido.

A Filosofia na Alcova, Marquês de Sade, edição de 1966