Saturday, May 05, 2007

Eduardo Batarda

Eduardo Batarda Fernandes venceu o Grande Prémio EDP - 07, o mais importante galardão nacional de artes plásticas, que em edições anteriores distinguiu Álvaro Lapa (2004), Mário Cesariny (2002). Um prémio no valor de 35 mil euros - distinguiu um "espírito iconoclasta e revolucionário", afirmou António Mexia, presidente da EDP e do júri, durante o anúncio do prémio, no Museu da Electricidade, em Lisboa. Eduardo Batarda "tem uma cultura global e visual muito profunda, e uma obra que é imensamente complexa, com leituras de segundo e terceiro grau", justificou João Pinharanda, crítico de arte e consultor da Fundação EDP. Além disso, recordou, é um é um homem cujos interesses se estendem "da literatura à filosofia, da estética à arte antiga". Um "especialista em desenho do Renascimento com estudos reputadíssimos" e um cidadão construtivamente "crítico", como o demonstra a sua obra, desde as aguarelas dos anos 70 - "uma caricatura violentíssima da sociedade portuguesa", defendeu. A exposição do prémio será inaugurada na Primavera de 2008 (local a anunciar), com edição simultânea de um livro sobre o premiado.

Recordamos que Eduardo Batarda, no final dos anos 60 e início dos 70, chegou a fazer alguns trabalhos para as Edições Afrodite. Na Colecção Clássicos, fez as ilustrações da Arte de Furtar e alguns frisos do Manual dos Inquisidores, de Nicolau Emérico. Foi ainda o autor de quatro ilustrações para a Antologia de Poesia Latina Erótica e Satírica e dos desenhos de Histórias Com Juízo de Mário Castrim, na colecção infantil Cabra Cega.

Nasceu em Coimbra em 1943 e estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, sendo diplomado com o Curso de Pintura e o Curso Complementar de Pintura (1968) e no Royal College of Art, Londres, como pós-graduado, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1971/1974). Está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e nas colecções do Museu Nacional de Arte Moderna, bem como em colecções privadas na Europa, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Foto e texto adaptado do Diário de Noticias, 21 de Abril de 2007